arequeira

Designação comum atribuída a plantas do género Areca e da família das Arecáceas.
A arequeira Areca catechu, também comummente designada palmeira-areca, palmeira-betel ou faufel, pode atingir cerca de dez metros de altura. Os espiques são simples e esguios.
As folhas são verde-escuras, podem atingir o comprimento de dois metros e são penatissetas, com segmentos glabros. Apresenta um espadice muito ramificado que se forma abaixo do tufo de folhas. As flores são odoríferas, esbranquiçadas e monoicas.
O fruto é pontiagudo de cor escarlate ou alaranjado, com cerca de cinco centímetros de comprimento, e envolvido por um perianto persistente com uma única semente ovoide-pontiaguda.
A arequeira supõe-se originária das Filipinas. É muito cultivada na Ásia tropical principalmente no litoral. Os aborígenes locais marcam a sua semente depois de esta ser cortada em fatias e depois serem enroladas em folhas de uma pimenteira. Este preparado tem gosto amargo, dá à saliva uma coloração vermelho-sanguínea e é considerado como preventivo da indigestão.

Como referenciar: arequeira in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-26 00:50:51]. Disponível na Internet: