Arequipa

É a cidade capital do departamento de Arequipa, localizada a uma altitude que ronda os 2300 metros, estendendo-se numa área de oásis localizada num vale das montanhas desérticas da cordilheira dos Andes, e rodeada por vários picos, entre os quais o de Misti, com cerca de 5822 metros de altitude.
A cidade terá sido fundada no dia 15 de agosto de 1540, por um explorador espanhol, Francisco Pizarro, no local de uma antiga cidade inca, sendo a data ainda festejada pelas gentes locais.
Outras datas ficaram também na história da cidade, dada a sua localização numa área sujeita a manifestações sísmicas e vulcânicas, devido à pressão entre as placas tectónicas da América Latina e do Pacífico. Nos anos de 1687 e de 1868, ocorreram dois terramotos, destruindo grande parte da área construída da cidade, inclusivamente a Catedral e a Igreja de S. Franscisco. Em 2000, Arequipa foi inscrita na lista de cidades Património Mundial, devido à arquitetura ornamentada, sendo grande parte dos edifícios construídos numa espécie de rocha vulcânica de cor branca, designada de "sillar". A morfologia da cidade é marcada pela Plaza de Armas, centro público de convívio, onde se encontra a Igreja Catedral de La Compañia, que constitui a área central do centro histórico da cidade e que é considerada a mais bela praça do país, revelando perfeita integração e cruzamento cultural entre as características nativas e o mundo europeu.
De referência são ainda alguns monumentos, como o Convento de Santa Catalina, datado de 1580, expandido no século XVII, onde cerca de 450 freiras viveram isoladas do mundo exterior, e o convento franciscano de La Recoleta, próximo do rio Chili, datado de 1648 e que possui uma biblioteca com mais de 20 000 livros, dos quais o mais antigo data de 1494.
Se a cidade é considerada Património Mundial, grande parte dos seus arredores está integrada no Parque Nacional de Pampas Cañihuas, que engloba os vulcões El Misti, Chachani e Picchu Picchu; um planalto a cerca de 3800 metros de altitude e um altiplanalto a 4800 metros, que possuem habitats de espécies florestais e animais raras; a aldeia de montanha localizada no vale do rio Colca; e um cemitério dos índios Wari, localizado numa vertente com uma inclinação de cerca de 90º.
Como referenciar: Arequipa in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 14:48:55]. Disponível na Internet: