argamassa

Uma argamassa é uma pedra artificial constituída por aglomerantes, inertes e água.
Os aglomerantes podem ser cal, cimento, gesso, magnesite ou barro e produzem o endurecimento. Os inertes, geralmente areia, ainda que também palha ou feno determinam a estrutura da mistura, enquanto a água permite as reações químicas que, dando origem à argamassa, proporcionam a plasticidade necessária para a sua aplicação.
O processo de endurecimento da argamassa é, no princípio, bastante rápido, mas desenvolve-se cada vez mais lentamente. Em paredes muito grossas, pode durar anos. A água que se liberta neste processo revela-se sob a forma de humidade, detetável por exemplo ao habitar uma casa de construção recente, e essa humidade mantém-se durante bastante tempo.
A característica mais importante de uma argamassa é a sua resistência à compressão. Quanto maior for esta, maior é a sua resistência química, maior é a sua impermeabilidade, maior é a sua resistência ao desgaste e ao choque e menor é a sua aderência.
Outras características de uma argamassa são a impermeabilidade, aderência e retração.
A maior impermeabilidade de uma argamassa é constituída com traços mais ricos em cimento do género 1:2. A impermeabilidade de uma argamassa pode ser também conseguida com a adição de produtos hidrófugos.
A aderência de uma argamassa aumenta quanto maior for a fluidez da mesma. Para tal, deve molhar-se a superfície de aplicação da argamassa, para que esta superfície não absorva a água de constituição da argamassa.
No que diz respeito à retração, esta é a característica mais perigosa da argamassa, pois ocorre quando esta já endureceu, criando fissuras e tensões.
Existem vários processos de aplicação de uma argamassa: manual (à colher) e por gunitagem (projeção da argamassa através de uma pistola de ar comprimido).
As principais aplicações das argamassas são o assentamento de alvenarias ou cantarias, regularização e acabamento de revestimentos e a pré-fabricação leve.
A argamassa de assentamento de alvenarias ou cantarias tem como função o preenchimento das juntas entre tijolos ou pedras.
A regularização e acabamento são funções em que a argamassa funciona como elemento de forma e de decoração.
A pré-fabricação leve utilizaa a argamassa para formar blocos de aligeiramento em lajes.
Com a argamassa fabricam-se ladrilhos que se denominam silico-calcários.
Como referenciar: Porto Editora – argamassa na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-17 08:08:17]. Disponível em