Arnold O. Beckman

Cientista e inventor norte-americano nascido a 10 de abril de 1900, em Cullom, no estado do Illinois, e falecido a 18 de maio de 2004. Ainda em pequeno começou a interessar-se por química quando encontrou um livro sobre o assunto no sótão de sua casa. Aos 10 anos já fazia experiências caseiras.
Fez um bacharelato em Engenharia Química em 1922 e licenciou-se em Físico-Química na Universidade de Illinois aos 23 anos. Enquanto estudava tocava piano a acompanhar filmes mudos para poder subsistir financeiramente.
Concluída a universidade foi trabalhar como engenheiro para os laboratórios da empresa de telefones Bell, em Nova Iorque. Após dois anos na Bell, regressou aos estudos e fez uma pós-graduação em fotoquímica no Instituto de Tecnologia da Califórnia em 1928.
Tornou-se professor assistente nesse mesmo estabelecimento de ensino no ano seguinte, onde esteve onze anos, até se demitir em 1940 para se dedicar ao desenvolvimento e produção de instrumentos científicos para uso em laboratórios químicos e no controlo de processos químicos.
Em 1935 fundou a sua própria empresa, a Beckman Instruments Inc., graças ao desenvolvimento do seu primeiro instrumento, o medidor de PH, ou seja, de acidez ou alcalinidade. Com este invento ganhou o direito, em 1987, a entrar no Passeio da Fama dos Inventores, junto a génios como Thomas Edison e Alexander Bell.
Em 1940 inventou um potenciómetro, uma peça de precisão eletrónica, e um espetrómetro de quartzo, destinado a medir os comprimentos de onda dos traços de um espetro luminoso. Este instrumento revolucionou as análises de químicos, pois era mais preciso e rápido a obter resultados nas investigações.
Em 1988 Arnold Beckman recebeu das mãos do então presidente norte-americano Ronald Reagan a Medalha Nacional de Tecnologia. No ano seguinte, já com George Bush como presidente do país, recebeu a Medalha Nacional da Ciência pelo contributo que deu ao desenvolvimento científico.
Em 1991, juntamente com a mulher, criou a Fundação Arnold e Mabel, destinada a contribuir para o desenvolvimento da educação e investigação, apoiando principalmente estudantes.
Hoje em dia, a Beckman Instrument é líder na produção de produtos e instrumentos científicos utilizados em áreas como medicina, ciência, indústria, ambiente, educação e exploração espacial.
Como referenciar: Porto Editora – Arnold O. Beckman na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-03 15:45:51]. Disponível em