aroeira

Designação comum de plantas arbustivas ou arborícolas da família das Anacardiáceas e do género Pistacia.
A aroeira Pistacia lentiscus, também vulgarmente conhecida como lentisco, lentisco-verdadeiro, alfostigueiro, árvore-do-mástique, almecegueira, daro ou daroeira, é uma planta perene, de ramos glabros, que pode atingir cerca de 8 metros de altura.
As folhas são paripinuladas, coriáceas, lanceolado-oblogas, pecioladas e de cor verde-escura. As flores, de cor amarelada ou púrpura, dispõem-se em cachos curtos axilares. A floração ocorre entre os meses de março e maio.
O fruto é uma drupa pequena, globosa e aromática, primeiro avermelhada e no fim da maturação negra.
A Pistacia lentiscus é originária da região mediterrânica. É frequente no centro e sul de Portugal. A madeira da aroeira é utilizada em marcenaria e é das melhores que se utilizam em aquecimento.
No Brasil existem várias espécies de aroeira como, por exemplo, a aroeira-branca (Lithraea molleoides), a aroeira-brava (Lithraea brasiliensis), a aroeira-do-campo (Schinus lentiscifolius), a aroeira-rasteira (Schinus weinmanniaefolius), a aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius). Esta última espécie é cultivada em Portugal com o nome popular de pimenteira-bastarda.
Como referenciar: aroeira in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-21 15:01:55]. Disponível na Internet: