aroma-branco

Designação comum de plantas arbustivas ou arbóreas da família das Fabáceas e do género Leucaena.
O aroma-branco Leucaena glauca (Sin. Leucaena leucocephala), também conhecida como leucaena ou acácia-esponjeira, pode atingir uma altura de cerca de 9 metros.
As folhas são opostas, bipinuladas, com quatro a nove pares de divisões primárias e de 10 a 17 folíolos em cada uma. Estes folíolos medem cerca de 11 milímetros de comprimento. Cada um deles é aguçado no cimo. São de cor verde pálida na página inferior. As flores são mais ou menos esbranquiçadas, com cerca de 2,2 centímetros de diâmetro, e dispõem-se em inflorescências globosas. O cálice, com cerca de metade do comprimento da flor, é tubular-campanulado. A corola tem cerca de onze centímetros de comprimento e pétalas livres. Os estames são em número de 10. O ovário é pubescente.
O fruto é uma vagem que pode atingir cerca de 20 centímetros de comprimento e 2 centímetros de largura. As sementes são castanhas e achatadas.
É uma planta comum na Madeira, mas oriunda na América tropical.
Nas regiões tropicais, os aromas-brancos são utilizados como forragem e para escurecer o café. As suas sementes são aproveitadas para fazer colares.
Como referenciar: aroma-branco in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-21 14:40:29]. Disponível na Internet: