arsina

A arsina, também designada por hidreto de arsénio (III), é um gás incolor, cuja fórmula química é AsH3. Possui um ponto de fusão de -116,3 °C e um ponto de ebulição de
-55 °C. É solúvel em água, clorofórmio e benzeno.
A arsina líquida tem uma densidade relativa de 1,69.
É extremamente venenosa e, tal como os hidretos dos elementos mais pesados do grupo 5, decompõem-se imediatamente a temperaturas elevadas (cerca de 260-300 °C). Tal como a amónia e a fosfina, a arsina apresenta uma estrutura piramidal.
Este composto é produzido pela reação de ácidos minerais com arsenieto de metais eletropositivos ou pela redução de muitos compostos de arsénio usando hidrogénio nascente.
O gás de arsina possui uma aplicação comercial muito importante na produção de componentes microeletrónicos modernos. É usado numa mistura de gás diluída com gás inerte e a sua rápida decomposição térmica é aproveitada de maneira a possibilitar que outros cristais que crescem sejam dopados com traços muito pequenos de arsénio de modo a permitir a obtenção de semicondutores do tipo n.
Como referenciar: arsina in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-24 06:46:16]. Disponível na Internet: