artemísia

Designação vulgar de plantas herbáceas da família das Asteráceas e do género Artemisia.
A artemísia Artemisia vulgaris é uma planta perene, cuja altura varia entre os 60 e os 190 centímetros. O caule é ereto, frequentemente avermelhado e ramoso. As folhas são de cor verde-escura e glabras na página superior, tomentosas e esbranquiçadas na página inferior. As folhas da base são curtamente pecioladas e as caulinares são sésseis. As flores são, tubulosas, geralmente com corola castanho-avermelhada. Estão associadas em pequenos e numerosos capítulos, eretos ou nutantes, com recetáculo glabro, e associados em panículas. Os invólucros são ovoides ou campanulados. A floração ocorre de julho a setembro. Os frutos são aquénios glabros.
Esta espécie de artemísia encontra-se em quase toda a Europa.
A Artemisia vulgaris é também conhecida como artemísia-comum, artemísia-verdadeira, erva-do-fogo, erva-de-são-joão, e flor-de-são-joão.
Outros exemplos de artemísia do género Artemisia são a A. lactiflora (artemísia-branca) e a A. pontica (artemísia-romana).
Como referenciar: artemísia in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-01-21 12:43:58]. Disponível na Internet: