Artur Pizarro

Pianista português, residente em Inglaterra, nascido a 17 de agosto de 1968. Começou a estudar música, com o professor Sequeira Costa, ainda criança e iniciou a carreira de pianista com apenas 13 anos. Venceu o primeiro prémio no Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta aos 19 anos e o primeiro prémio no Concurso Internacional de Piano de Leeds três anos mais tarde, em 1990. Este último proporcionou-lhe o lançamento internacional da carreira, tendo, desde então, alcançado prestígio mundial pela sua excecional interpretação, possuidora, segundo a crítica, de uma maturidade invulgar, com uma musicalidade extraordinária e uma grande sensibilidade. Foi considerado também um dos melhores pianistas da "nova geração" (anos 90 e seguintes).
Viaja pelo mundo em concerto, acompanhado por orquestras de prestígio como, por exemplo, a Orquestra Sinfónica da BBC, a de Montreal e a de Filadélfia, assim como faz inúmeros recitais em conceituadas salas de concertos.
Numa das suas vindas a Portugal, em julho de 2005, atuou a solo na Casa da Música, no Porto, interpretando Ravel, Liszt, Debussy e Rachmaninov, e em concerto com a Orquestra Nacional do Porto, interpretando o Concerto para a mão esquerda de Ravel.
Como referenciar: Artur Pizarro in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-01-24 16:31:02]. Disponível na Internet: