arzola

Designação comum de plantas herbáceas da família das Asteráceas e do género Xanthium.
A arzola Xanthium spinosum é uma planta anual com caule muito ramoso e com um ou dois espinhos fortes, tripartidos e amarelos na axila das folhas. As folhas são alternas, sésseis ou com pecíolos muito curtos, de limbo inteiro ou fendido. A página superior das folhas é de cor verde escura e a página inferior tem cor branca ou acinzentada. As flores agrupam-se em capítulos monoicos, os masculinos formando inflorescências subglobosas terminais, e os femininos ovoides axilares, solitários e com um invólucro de brácteas aderentes. No fruto, uma cipsela ovoide e sem papilho, o invólucro mede dez a doze milímetros de comprimento e de seis a oito milímetros de largura e encontra-se revestido por espinhos finos. A Xanthium spinosum é também conhecida por erva-de-Santa-Helena, gatinhos e pica-três.
É uma planta originária da América do Sul introduzida em Portugal nas regiões de Trás-os-Montes, Extremadura, Beira Litoral e Alentejo.

Como referenciar: arzola in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-26 13:10:24]. Disponível na Internet: