Artigos de apoio

As Férias do Senhor Hulot
Comédia francesa realizada em 1953 por Jacques Tati, Les Vacances de Monsieur Hulot foi interpretado por Jacques Tati, Nathalie Pascaud, Louis Perrault e Michelle Rolla, entre outros. Foi produzido por Tati e Fred Orain. O argumento foi escrito por Jacques Tati, Pierre Aubert, Jacques Lagrange e Henri Marquet.
Este foi o filme de estreia da personagem "Senhor Hulot" (interpretada por Jacques Tati), que marcou o cinema cómico francês surgindo em algumas outras produções posteriores. Verdadeiro "alter ego" do seu autor, o senhor Hulot é um herói pouco convencional que provoca situações onde a sátira está marcadamente presente. Muito alto, Hulot é basicamente uma criatura de silhuetas, já que raramente existem grandes planos faciais; fala pouco e fuma cachimbo, mas as suas ações vincam a crítica social e a observação acutilante ou carinhosa.
A história acompanha as férias do senhor Hulot junto ao mar na Bretanha. Ele chega à costa no seu pequeno carro, mas é o tipo de pessoa em que quase ninguém repara, distraídos que estão nos seus mundos, companhias e planos. Os veraneantes acabam por interagir com Hulot apenas quando algo corre mal, o que acontece com frequência. Por exemplo, a receção do hotel é um local calmo até ao momento em que Hulot deixa a porta aberta e o vento causa uma série de estragos. Existem outras personagens como uma bela loira (Nathalie Pascaud) que passa férias sozinha, um empregado várias vezes colocado em apuros, um casal idoso que julga ter por missão inspecionar tudo ou um general reformado que se ofende facilmente, entre outros.
As Férias do Senhor Hulot é um filme com poucos diálogos, funcionando mais com uma lógica de filme mudo, pontuado por música, efeitos sonoros e meias vozes. A estrutura narrativa também se concentra mais numa lógica de episódios do que numa trama tradicional. Clássico absoluto do cinema francês, este é um filme sobre as coisas simples da vida, divertido, terno e pontuado por observações minuciosas sobre o comportamento humano.
Como referenciar: As Férias do Senhor Hulot in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-12-12 00:53:01]. Disponível na Internet: