Ásia

É o maior continente, com uma área de 44 614 000 km2, que corresponde a 30% da superfície continental da Terra. Estende-se por 11 000 quilómetros, de leste a oeste, e por 8600 quilómetros, de norte a sul. Encontra-se banhado pelo oceano Ártico a norte, pelo oceano Pacífico a leste, pelo oceano Índico a sul, pelo mar Vermelho a sudoeste, e pelos mares Mediterrâneo e Negro a oeste. O limite ocidental com a Europa encontra-se situado ao longo dos montes Urais, do mar Cáspio e das montanhas do Cáucaso. O Canal de Suez marca a separação entre a Ásia e a África. A costa continental asiática apresenta uma extensão de 62 759 quilómetros. As ilhas do Sri Lanka e de Taiwan e os arquipélagos da Indonésia, das Filipinas e do Japão também fazem parte do continente. A Ásia tem uma população de 3 688 000 000 habitantes (2000), representando 60% da população mundial.

A enorme massa continental da Ásia, a sua distribuição em latitude, o regime de ventos e o relevo são os fatores climáticos que mais influenciam o clima deste continente. O Norte da Ásia apresenta um clima frio, com grandes contrastes térmicos entre o longo inverno, extremamente frio, e o verão. No Sul e no Sudeste predomina o clima de monção, caracterizado pela influência de ventos húmidos e quentes, no verão, que originam fortes precipitações, e de ventos frios e secos, no inverno. As áreas de clima desértico ocupam uma extensa faixa, que se estende desde a Arábia (clima desértico quente) até à Ásia Central(clima desértico frio). Na fachada litoral do Mediterrâneo o clima é mediterrânico, com invernos suaves e chuvosos e verões quentes e secos. As principais formas de relevo são a cordilheira das Himalaias, o planalto do Tibete, a planície e o planalto Siberiano. A economia da maioria dos países do Sul da Ásia baseia-se na agricultura, com destaque para o cultivo de arroz, base da alimentação da maior parte da sua população. Além da cultura do arroz, são também importantes produções agrícolas asiáticas o trigo (Índia, Paquistão e Norte da China), o chá (China e Sri Lanka), o algodão (Ásia Central) e a borracha natural (Malásia e Indonésia).
O setor industrial encontra-se pouco desenvolvido na maior parte dos países, mas o Japão, a Coreia do Sul, o Taiwan, o Hong-Kong, a Singapura e, posteriormente, a própria China possuem uma importância crescente na produção industrial à escala do Mundo, quer pela qualidade dos seus produtos, quer pelo preço competitivo associado à abundância de mão de obra.
A Ásia possui importantes reservas minerais e energéticas, destacando-se o Médio Oriente, principal área produtora e exportadora de petróleo à escala mundial. Além do petróleo, são igualmente muito significativas no continente asiático as reservas de gás natural, carvão, estanho e tungsténio.
Como referenciar: Ásia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-22 22:24:17]. Disponível na Internet: