Asmara


Aspetos Geográficos
Cidade e capital da Eritreia, Asmara situa-se no alto de uma escarpa, a mais de 2000 metros de altitude, a nordeste do Grande Vale do Rift e na fronteira norte das terras altas etíopes. Essa localização protege-a um pouco das elevadas temperaturas. Possui cerca de 400 00 habitantes (2005).

História e Monumentos A cidade foi erigida a partir de quatro aldeias, no século XII. Existiam quatro clãs que viviam na área de Asmara e cujos homens um dia se uniram e derrotaram os ladrões da zona. Depois da vitória, deram outro nome ao local: Arbaete Asmara, que significa na língua antiga "os quatro estão unidos". Em 1889 foi colonizada pela Itália e em 1897 tornou-se capital da região na altura integrante da Etiópia. Foi dominada pelos italianos entre 1889 e 1941, pelos britânicos entre 1941 e 1950, e pelos etíopes até 1993, ano em que a Eritreia se tornou independente da Etiópia após a guerra da independência. No início do século XX foi construído o caminho de ferro para a costa e nos anos seguintes os italianos transformaram a cidade nua pequena Roma, sendo a maior parte dos edifícios de origem italiana. Entre os seus monumentos mais importantes, destacam-se uma catedral neo-romana (construída em 1922), uma catedral ortodoxa, o neoclássico Palácio do Governador e um forte do século XIX.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
É uma cidade com muitas marcas de planeamento, possuindo um grande número de bairros e mansões coloniais italianas. Aliás, a marca italiana é ainda muito forte, continuando a existir muitos edifícios e lojas com nomes italianos. É também a sede do Museu Nacional da Eritreia e possui edifícios de vários estilos arquitetónicos do século XX, incluindo arte deco, cubista ou pós-vitoriano, entre outros. Tem ainda a Casa da Ópera, o edifício futurista Fiat Tagliero e a Universidade. É possivelmente a cidade mais segura de África para os turistas. Possui um ambiente calmo, isento de crime e prima também pela limpeza, sendo ainda uma das mais modernas cidades africanas.


Economia
As suas principais indústrias são os têxteis, o calçado, a cerâmica e os produtos alimentares como a carne e a cerveja. Tem um aeroporto internacional e está ligada ao porto de Massawa pela linha de caminhos de ferro da Eritreia.
Como referenciar: Asmara in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-19 17:24:32]. Disponível na Internet: