Assis Brasil

Escritor brasileiro nascido em 1945, em Porto Alegre, Luiz Antonio de Assis Brasil morou grande parte da sua vida no Rio Grande do Sul.
Aos 17 anos começou a estudar violoncelo e no ano seguinte terminou o curso clássico.
Entrou para o exército em 1964, ano em que um golpe militar no Brasil instaurou um ditadura. Assis Brasil conseguiu prosseguir os estudos e no ano seguinte inscreveu-se em Direito, tendo obtido a licenciatura em 1970. Desde 1965 fazia também parte da Orquestra Sinfónica de Porto Alegre. A nível literário estreou-se em 1976 com Um Quarto de Légua em Quadro, romance com o qual obteve o Prémio Ilha de Laytano. Prosseguiu a atividade de escritor com A Prole do Corvo, Bacia das Almas, Manhã Transfigurada e As Virtudes da Casa, uma obra de 1985 que considera o seu romance mais emocional. Todos estes livros, apesar de serem de ficção, eram de cariz histórico. Assis Brasil inverteu essa tendência em O Homem Amoroso, de 1986, um romance com muito de auto-biográfico.
Regressou ao romance histórico no ano seguinte com Cães da Província, com o qual ganhou o Prémio Literário Nacional do Instituto Nacional do Livro. Em 1988, pelo conjunto da sua obra, o Município de Porto Alegre distinguiu Assis Brasil com o Prémio Erico Veríssimo
O Pintor de Retratos, de 2001, que ganhou o Prémio Machado de Assis, foi a primeira obra do escritor brasileiro a ser publicada em Portugal, pela Ambar, o que aconteceu em 2003. Ainda em Portugal, saiu nesse ano um livro de ensaio literário, Escritos açorianos: tópicos acerca da narrativa açoriana pós-25 de abril, editado pela Salamandra. 2003 foi ainda o ano em que viu obras suas serem lançadas em França e Espanha.
Assis Brasil ganhou em 2004 o Prémio Portugal Telecom, um dos mais importantes a nível de língua portuguesa, com o romance A Margem Imóvel do Rio, editado pela Ambar em Portugal no início de 2005. A edição no Brasil acontecera em 2003. Este romance foi também considerado o Livro do Ano 2004 pela Associação Gaúcha de Escritores e ficou em segundo lugar no Prémio Jabuti.
Paralelamente à carreira de escritor, Assis Brasil é também conferencista tendo sido convidado para orador de encontros nos Estados Unidos da América e em Portugal, onde esteve em fevereiro de 2005.
Como referenciar: Assis Brasil in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-01-23 07:24:29]. Disponível na Internet: