Associação Abraço

A Associação Abraço foi constituída em junho de 1992. Trata-se de uma Instituição de Solidariedade Social e de uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada com o propósito de dar apoio a pessoas infetadas pelo VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana)/SIDA, apoio, treino e formação de trabalhadores e técnicos de saúde envolvidos com o VIH, prevenção da infeção, dirigida à população em geral, e de lutar contra a discriminação e defesa dos direitos das pessoas infetadas.
A Abraço surgiu na sequência do trabalho de um grupo de voluntários que prestava apoio a seropositivos internados no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, desde finais de 1991. Quando um dos elementos desse grupo morreu vítima de SIDA os seus elementos, entre os quais estava Margarida Martins, entenderam formar a Abraço, que sempre funcionou, essencialmente, graças ao trabalho de voluntários.
Assim, em 1992, ano da fundação, a associação presidida por Margarida Martins abriu o primeiro centro de atendimento, no Bairro Alto, em Lisboa, e deu início às sessões de prevenção nas escolas. Ainda nesse ano, a Abraço participou no Congresso Mundial sobre SIDA, em Amesterdão, na Holanda. A associação tenta abranger todo o país, tendo instalado três centros de trabalho na Grande Lisboa, um no Porto (1994), um no Funchal (1995) e um em Setúbal (2001). Organizada por núcleos e delegações regionais, criou também dois programas de apoio domiciliário para doentes, um programa de apoio a crianças filhas ou órfãs de pessoas infetadas com VIH/SIDA e abriu duas unidades residenciais.
Para sobreviver financeiramente, a Abraço conta com a solidariedade de artistas, criativos e publicitários, empresas e instituições e de milhares de anónimos, já que os subsídios governamentais apenas representam cerca de oito por cento das receitas.
Em 1998, a presidente e fundadora da Abraço, Margarida Martins, foi condecorada com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito pelo presidente da República, Jorge Sampaio.
A Abraço associou-se a diversas redes europeias de ONG na área da SIDA e um dos seus membros, Pedro Silvério Marques, foi nomeado, em 1999, para a direção do Programme Co-ordinating Board da UNAIDS, um programa das Nações Unidas.
Como referenciar: Associação Abraço in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-10 21:48:08]. Disponível na Internet: