Ática

Região da antiga Grécia. Pequena península banhada a sul e a este pelo mar Egeu. Cerca de metade do solo é ocupado por agrestes cadeias montanhosas, que alternam com colinas nuas, por entre as quais se desenvolvem quatro modestas colinas cultiváveis: a de Atenas, a Mesogeia, a de Maratona, a de Elêusis.
As costas, apesar de difícil acesso, dispunham de bastantes abrigos favoráveis à navegação e à pesca: baías de Salamina e de Elêusis, portos de Pireu e de Zea, enseada de Falera, etc.
Do ponto de vista político, a Ática parece ter sido, inicialmente, dividida em doze pequenos estados clânicos que, após grandes rivalidades, acabaram por se congregar à volta da Acrópole de Atenas. Desde então, passaram a ter o mesmo culto (a deusa Atena), a obedecer ao mesmo rei (o soberano de Atenas).
Desde o século VII a. C., os pequenos estados da Ática fundiram-se com Atenas, constituindo assim o que os gregos chamavam polis, não sendo possível distinguir a história cultural de cada estado. Esta fusão traduziu-se no plano religioso pela realização da "festa de conjunto a Atena".
Como referenciar: Ática in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-18 06:26:56]. Disponível na Internet: