atlas

Iniciando-se a sua divulgação no século XV, os atlas cartografavam ou uma dada região terrestre ou celeste ou cada uma na sua totalidade (conhecida na altura da sua execução). Derivando da Cosmografia de Ptolomeu, os atlas tornaram-se muito correntes no Ocidente sobretudo a partir do século XVI. O Manuscrito de Valentim Fernandes contém o atlas mais antigo descoberto em Portugal, datado de entre 1506 e 1510. Este atlas representa as ilhas então conhecidas no Oceano Atlântico (São Tomé, Cabo Verde, Canárias, Açores e Madeira).
Contudo, o considerado mais antigo e completo atlas de feitura portuguesa encontra-se na Biblioteca Nacional de Paris e data de 1537, crendo-se que o seu autor foi Gaspar Viegas.
Outro nome a destacar no fabrico de atlas é o de Fernão Vaz Dourado, que na centúria de 1500 se dedicou a este ofício com toda a mestria.
Como referenciar: atlas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-18 01:30:15]. Disponível na Internet: