atrito

O atrito é uma força que se opõe ao movimento de uma superfície em relação a outra com a qual está em contacto.
A causa do atrito é devida às superfícies que, embora pareçam lisas a olho nu, apresentam à escala microscópica muitas saliências e reentrâncias. São estas irregularidades nas superfícies de contacto que fazem com que a pressão nesse local se eleve e as una intimamente, dificultando assim o movimento.
As características das superfícies em contacto vão condicionar a força de atrito. Desta forma, quanto mais polidas e duras forem as superfícies de contacto entre dois corpos, menor será a força de atrito que se estabelece entre as referidas superfícies.
A força de atrito depende da massa de um corpo, mas não depende da área das superfícies de contacto.
No nosso dia a dia são inúmeras as situações em que surge a força de atrito. Esta tanto pode possuir um carácter útil como prejudicial.
Esta é útil pois sem ela não poderíamos caminhar, andar de automóvel, acender um fósforo ou até mesmo escrever. No entanto esta também pode ser prejudicial pois provoca o desgaste nos materiais e peças mecânicas em funcionamento e conduz à dissipação de energia pelo aquecimento das peças.
Para uma pessoa que caminha, o atrito possibilita que ela se desloque com segurança. Isto porque os nossos sapatos possuem solas de borracha que aderem bem ao solo.
Este exemplo também se estende aos automóveis.
É para criar uma maior aderência, isto é, maior atrito entre os pneus e a estrada, que estes possuem sulcos cavados. É também para aumentar o atrito que o asfalto das estradas é áspero.
O atrito pode ser estático ou cinético. O atrito estático máximo consiste na força de atrito que equilibra uma força aplicada a um corpo, assente sobre uma superfície, quando o seu movimento está iminente. Se a força aplicada exceder o atrito estático máximo, o corpo começará a mover-se.
O atrito cinético ocorre quando o corpo se encontra em movimento, com velocidade constante e o valor da força de atrito diminui.
Existe ainda o designado atrito de rolamento que consiste no atrito entre uma roda que rola e a superfície plana sobre a qual ela se encontra a rolar. Como resultado de pequenas distorções das duas superfícies, há uma força de atrito com uma componente F que se opõe ao movimento.
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