automobilismo

Desde a primeira prova automobilística que se realizou em 1894, entre Paris e Ruão, à média horária de 21 km/h, os desportistas têm vindo a entusiasmar-se cada vez mais pelo automóvel, multiplicando-se as competições em que se procura testar a velocidade e resistência das máquinas e a perícia dos condutores. Os aperfeiçoamentos técnicos têm favorecido a popularidade das diversas provas, bem como a obtenção de recordes outrora considerados impossíveis e que têm vindo a ser sucessivamente ultrapassados ao longo dos anos.
Atualmente, há provas nacionais e internacionais, devidamente regulamentadas, para as diversas categorias de viaturas, as quais são classificadas, entre outras características, segundo a cilindrada dos motores. Tais provas realizam-se em estrada ou em circuitos fechados, em pistas especialmente preparadas para as corridas. As mais conhecidas a nível nacional são o Campeonato Nacional de Ralis e o Campeonato Nacional de Velocidade. A nível internacional, são realizados os famosos Campeonatos Mundiais de Fórmula 1, que incluem Grandes Prémios disputados em diferentes países e em que são distinguidos tanto os pilotos como as próprias marcas dos carros. Existem também Campeonatos de Fórmula 3000, com carros semelhantes aos da Fórmula 1 mas com motores de 3000 centímetros cúbicos de cilindrada em vez de 3500. Além destas, existem muitas outras competições conhecidas, destacando-se a Fórmula Indy, e o Rali Paris-Dakar.
Como referenciar: automobilismo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-20 23:57:50]. Disponível na Internet: