Avatar

A palavra Avatar provém de um termo do sânscrito (uma língua clássica da Índia), ligado à religião hindu, que significa "encarnação", e pelo qual se designa a materialização de um ser divino.
O termo terá sido utilizado pela primeira vez no mundo informático no jogo de computador "Ultima IV", em 1985, cujo objetivo final era o utilizador conseguir tornar-se um "Avatar". Desde então, o termo passou a ser associado ao nome do jogador, em diferentes jogos, e passou a consistir numa representação gráfica do jogador, normalmente com uma aparência modificável em vários aspetos, para facilitar a distinção entre jogadores a competir em simultâneo.
Com o aparecimento e multiplicação dos fóruns na Internet, a utilização do Avatar foi disseminada e atualmente quase todas as comunidades virtuais permitem a cada membro utilizar um Avatar próprio; este pode ser escolhido a partir de uma galeria que lhe é disponibilizada, ou, noutros casos, enviado pelo próprio utilizador, sendo então feito a partir de uma imagem por ele elaborada ou recolhida noutro local. Em muitos casos, quando o utilizador não procede à escolha do seu próprio Avatar, é-lhe atribuído automaticamente um pelo sistema, com base em características distintivas por ele fornecidas aquando do registo - isto acontece com frequência em programas de conversação instantânea, por exemplo, em que uma imagem feminina ou masculina é atribuída ao utilizador de acordo com o seu sexo.
Regra geral, o Avatar tem dimensões restritas, na ordem dos 100 por 100 pixeis no máximo, de forma a não ocupar demasiado espaço nas páginas e servidor da comunidade virtual.
Atualmente é comum verem-se imagens Avatar animadas ou em três dimensões, em detrimento das habituais personagens de fantasia.

Como referenciar: Avatar in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-21 16:03:23]. Disponível na Internet: