aveia

Designação comum de plantas herbáceas da família das Gramíneas e do género Avena.
As espécies do género Avena são plantas anuais, com flores dispostas em panícula. As espiguetas são comprimidas, cada uma com duas glumas, membranosas, multinérveas e de maior tamanho. São formadas por duas ou mais flores, sendo a superior, em geral, estéril. O fruto é uma cariopse.
A aveia Avena sativa tem um caule ereto e glabro, com um comprimento de cerca de 40 centímetros a 1 metro e 80. As folhas são providas de lígula. As panículas com disposição unilateral e espiguetas pendentes. As espiguetas férteis têm, normalmente, duas flores e glumas subiguais, com sete a nove nervuras. A lema inferior é, geralmente, aristada e as restantes são múticas. A floração ocorre entre os meses de maio e julho. A cariopse é oblonga, involucrada pelas glumelas. A Avena sativa, também conhecida como balanco-maior, é provavelmente derivada da aveia-doida, Avena fatua, também conhecida por aveia-dos-pássaros, ou de híbridos desta espécie como o balanco-bravo, Avena sterilis.
A aveia, Avena sativa, apresenta três subespécies em Portugal: Avena sativa sativa, com espiguetas com o comprimento entre os 15 e 17 milímetros; a Avena sativa praegravis, com espigueta entre os 12 e 15 milímetros de comprimento; a Avena sativa macrantha com espiguetas com o comprimento compreendido entre os 25 e os 30 milímetros.
A aveia é cultivada pelo valor dos seus grãos, que são utilizados como cereais e como forragem.
Como referenciar: aveia in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-21 18:19:31]. Disponível na Internet: