avoadinha

Designação vulgar de plantas herbáceas da família das Asteráceas e do género Conyza.
A avoadinha Conyza canadensis, também conhecida por avoadinha-do-Canadá, é uma planta anual, cuja altura varia entre os 30 e os 150 centímetros, com pelos hirsutos-sedosos bem patentes.
As folhas são numerosas, alternas, alongadas, estreitas, inteiras ou dentadas, de cor verde acinzentada. As folhas de inserção média são glabras, mas podem ser ciliadas e as distais sésseis. As flores agrupam-se em pequenos capítulos, numerosos, e que se associam numa longa panícula. As brácteas do invólucro são glabras ou quase. As flores são tubulosas, amarelas, com lígulas curtas e esbranquiçadas. A floração ocorre entre junho e agosto.
Os frutos são aquénios esbranquiçados.
A avoadinha é uma planta invasora de terrenos cultivados e de zonas rurais. É proveniente da América do Norte e extremamente vulgar em Portugal. Era desconhecida na Europa até 1655, quando foi importada da América para um jardim botânico francês, a partir do qual se disseminou por toda a Europa.
São outros exemplos de avoadinha a Conyza albida (avoadinha-marfim) e a Conyza bonariensis (avoadinha-peluda ou erva-pau).
Como referenciar: avoadinha in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-20 23:04:27]. Disponível na Internet: