Azeitão

A região de Azeitão está situada no Parque Natural da Serra da Arrábida. A vila de Nogueira do Azeitão está anexada a Setúbal e a sua população ambiciona que esta volte a ser sede de concelho.
O topónimo deriva de azzeittum, vocábulo de origem árabe, que se referia aos extensos olivais encontrados na região. As origens da vila remontam aos princípios da nacionalidade. A sua primeira delimitação data da época medieval e separava os termos de Palmela e Almada. Mais tarde o lugar de Azeitão foi incluído nos limites territoriais do concelho de Sesimbra. No entanto, no tempo de D. Dinis Azeitão era mais povoado, muito frequentado, com grandes quintas e vinhas e Sesimbra impunha leis pesadas para poder sobreviver. Os habitantes da povoação usufruíam no entanto de uma espécie de foral, passando a dispor de tribunal próprio e estando isentos de muitos impostos por determinação de D. Pedro. A 5 de dezembro de 1759, a aldeia de Nogueira, formada em redor da Quinta da Nogueira, foi elevada a vila. Durante a segunda metade do século XVIII assistiu-se a um período de desenvolvimento, tendo sido instalada uma fábrica de tecidos, que funcionou de 1775 até 1847. Em 1855 dá-se a extinção do concelho que foi anexado a Setúbal, juntamente com Palmela.
Destacamos como principal monumento a igreja de São Loureço, situada na Vila de Nogueira de Azeitão. Numa visita à região poderá degustar-se os seus queijos e vinhos como os da famosa casta Piriquita e as suas famosas tortas.
Como referenciar: Azeitão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-23 10:33:21]. Disponível na Internet: