badminton

As origens do Badminton remontam a mais de dois mil anos, tudo indica que terá evoluído do jogo "battledore e volante", jogado na Grécia antiga, na Índia e também na China. A designação "badminton" tem origem na Casa de Badminton, em Gloucestershire, do Duque de Beaufort, onde, no século passado, este jogo foi praticado. É, aliás, em Gloucestershire que está sedeada a Federação Internacional de Badminton (IBF).
A IBF foi fundada em 1934 por sete países: Canadá, Dinamarca, Inglaterra, Holanda, Nova Zelândia, Escócia e País de Gales. Hoje, conta com 138 países associados, entre os quais se conta Portugal, num total de cerca de 14 milhões de atletas.
O primeiro grande torneio organizado pela IBF foi o Thomas Cup em 1948. Desde essa data, o número de torneios tem aumentado progressivamente, quer em quantidade quer em qualidade, assim como os prémios de jogo. Um exemplo disso, é o Grande Circuito Mundial que começou em 1981 e reúne os jogadores de topo. O badminton foi admitido como modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992), tendo havido jogos na vertente de singulares e pares, tanto masculinos como femininos.
Apesar de ser praticado por muitos amadores em locais de recreio (jardins, praias, etc.), o badminton profissional joga-se em recintos fechados (pavilhões desportivos) e requer equipamento desportivo muito específico. As raquetes, por exemplo, para serem leves e ao mesmo tempo resistentes, são feitas de complexas ligas de grafite, carbono, cerâmica e alumínio. Por outro lado, o "volante" ou "pena" é feito de penas e dura, em média, um set, chegando, no caso de remates smash a atingir uma velocidade de 300 quilómetros por hora. O badminton é um jogo tão rápido que nos jogos de pares é frequente haver entre 40 a 50 remates por cada 20 segundos. Numa partida os jogadores correm, em média, 1600 metros. A rede que separa as áreas onde estão o(s) jogador(es) de cada equipa, e sobre a qual a pena tem de passar, mede 1,52 m de altura.
Em Portugal, a Federação Portuguesa de Badminton comemorou os seus 50 anos em 2004.
Como referenciar: badminton in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 11:16:34]. Disponível na Internet: