Balbino

Imperador de Roma (178?-238) em 238, foi um dos "imperadores soldados". Dividiu o império com Pupieno, tendo governado durante pouco tempo e sem qualquer obra digna de registo.
Décio Célio Calvino Balbino foi eleito Imperador pelo Senado de Roma, a par de Pupieno, no ano da sua morte. Vivia-se uma fase terrível em Roma, na sequência da queda do imperador Gordiano I em África, ao mesmo tempo que Maximino I Trácio, deposto algum tempo antes pelo referido soberano (Gordiano I) marchava em direção a Roma para tentar reocupar o trono imperial.
Derrotado e logo assassinado este usurpador, o poder dos dois imperadores senatoriais parecia consolidado e pronto para governar, mas um outro perigo espreitava: a velha capacidade de interferência no poder por parte da influente Guarda Pretoriana. Sentindo-se os pretorianos ofendidos pelas iniciativas políticas do Senado, trataram de se rebelar contra os imperadores. Aprisionados estes, foram executados apenas 99 dias depois de terem chegado ao poder imperial.
Como referenciar: Balbino in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 11:10:40]. Disponível na Internet: