baleia

Designação de mamíferos cetáceos com barbas, da família dos Balenopterídeos. É um nome, por vezes, impropriamente aplicado a cetáceos com dentes, os quais geralmente deverão ser designados por cachalotes. São exemplo de baleias, a baleia-cinzenta-da-Califórnia que pode atingir os 16 metros de comprimento, a baleia-azul (Blaenoptera musculus) cujo comprimento pode atingir os 33 metros e a baleia-branca que pode atingir o comprimento de 24 metros. Nestas espécies só os organismos jovens apresentam dentes vestigiais que nunca se desenvolvem. As baleias, que são organismos enormes, alimentam-se de seres planctónicos que capturam com a água que é filtrada com a ajuda das barbas flexíveis, implantadas nas maxilas. As barbas no seu rebordo interno apresentam numerosos pelos modificados que retêm as pequenas presas enquanto a água é expelida.
Nestes cetáceos destaca-se o enorme tamanho da cabeça que pode medir até um terço do comprimento total. Apresentam sete vértebras soldadas no pescoço e as suas barbas que podem atingir os 4 metros de comprimento são, em número, cerca de 350 de cada lado da boca. Estas baleias não apresentam sulcos ventrais anteriores nem barbatana dorsal.
Como referenciar: Porto Editora – baleia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-19 13:39:16]. Disponível em