Balsamináceas

Família de dicotiledóneas, constituída cerca de 600 espécies, normalmente distribuídas por quatro géneros. As espécies desta família são plantas herbáceas, raramente epífitas.
As Balsamináceas (Balsaminaceae) distribuem-se desde as regiões tropicais às temperadas.
As folhas das plantas desta família são simples, inteiras ou recortadas, e alternas, opostas ou verticiladas. Podem ou não ser estipuladas. As flores, solitárias ou agrupadas em cimos, são hermafroditas, zigomorfas e bracteoladas. O cálice é, geralmente, formado por três ou cinco sépalas, e a corola é dialipétala ou parcialmente gamopétala. Androceu, geralmente, com cinco estames, que alternam com as pétalas, e o gineceu com cinco carpelos. O ovário tem, em geral, cinco lóculos e vários óvulos por cada lóculo.
O fruto é uma cápsula ou uma drupa.
Os géneros normalmente agrupados nas Balsamináceas são Hydrocera, Impatiens, Impatientella, Semeiocardium.
A balsamina (Impatiens balsamina) é uma planta ornamental. Apresenta um caule mais ou menos pubescente, as folhas são lanceoladas, serradas agudamente, que se adelgaçam formando um pecíolo curto. As flores variam de cor, de branco a roxo, e estão colocadas em posição axilar.
Como referenciar: Balsamináceas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-06-01 00:01:41]. Disponível na Internet: