Bambi

Clássico do cinema de animação norte-americano produzido em 1942 por Walt Disney e realizado por David Hand. O argumento foi escrito por Larry Morey e Perce Pearce, adaptando o bestseller homónimo do austríaco Felix Salten, publicado em 1923. As vozes são de Stan Alexander, Peter Behn, Hardie Albright, Tim Davis, Thelma Boardman e Sam Edwards, entre outros.
Passado no cenário de uma bela floresta, o filme segue a história de Bambi, um cervo, do nascimento até à idade adulta. A história tem início no momento do alvorecer, quando Bambi, o "novo príncipe da floresta", nasce. Rapidamente se consegue equilibrar nas patas trémulas para gáudio dos seus novos amigos, o brincalhão coelho Thumper e a adorável doninha Flower. Bambi e os seus amigos embarcam então num fascinante processo de descoberta do mundo. Guiado pela sabedoria do seu amigo coruja, Bambi aprende lições preciosas com todas as suas aventuras - desde o amor, à perda, passando por todas as dificuldades e alegrias do crescimento. Apesar de possuir sequências ternurentas e alegres, o filme inclui cenas muito tristes como a traumática morte da mãe de Bambi às mãos de caçadores, sequência que emocionou plateias de todo o mundo e que se tornou antológica. Precursor de inúmeros sucessos do cinema de animação, nomeadamente das fábulas com animais como The Lion King (O Rei Leão, 1994), Bambi mantém-se moderno após várias décadas. É ainda hoje uma experiência inesquecível, sendo considerado um dos filmes da Disney que causou maior impacto nos espectadores. É um objeto de enormes subtilezas narrativas e de composição do tempo e do espaço, articulando as técnicas figurativas mais criativas com a utilização dramática dos elementos humanos.
A edição em DVD em 2005, que disponibiliza uma magnífica versão restaurada do filme, foi um enorme sucesso, vendendo 1 milhão de exemplares no primeiro dia.
Foi nomeado para 3 Óscares: Melhor Som, Melhor Canção e Melhor Banda Sonora.
Como referenciar: Bambi in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-21 18:37:20]. Disponível na Internet: