barata

As baratas são insetos ortópteros da ordem dos blatídeos que se distribuem por seis famílias e cerca de quatro mil espécies.
As baratas são insetos, que se deslocam rapidamente, cuja forma ovalada ou aplanada lhes permite passar por aberturas estreitas. Possuem dois pares de asas em que as anteriores podem ser resistentes e cobrem as posteriores que geralmente são grandes e membranosas.
Na sua maioria, as baratas vivem nas regiões tropicais, e grande parte delas estão adaptadas aos habitats humanos, onde vivem em condições de temperatura confortável mas em condições pouco higiénicas. Alimentam-se sobretudo de matéria orgânica morta ou em decomposição.
A sua principal defesa contra os predadores é a sua sensibilidade às vibrações e a capacidade de correr com rapidez. Algumas espécies segregam substâncias tóxicas. O seu aspeto é geralmente repulsivo e exalam mau cheiro. Nas habitações humanas conspurcam as substâncias por onde passam podendo, segundo alguns autores, ser transmissoras de doenças como o tifo, a cólera, a lepra, a tuberculose, etc.
É um grupo de insetos reconhecido desde o período Carbonífero, distribuído por todo o mundo, predominando nos locais onde a humidade e a temperatura apresentavam valores convenientes.
Nas regiões temperadas do Norte, as espécies mais comuns são a Blatta orientalis, a Blatella germânica e Periplaneta americana. São espécies mais ativas durante a noite, nutrem-se do papel dos livros e de produtos alimentares. Encontram-se geralmente em cozinhas, despensas, padarias, restaurantes, etc.
Há também blatídeos que preferem estufas, há outros que são cavernículos e outros que vivem próximo da água sobre pedaços de madeira flutuantes.
Os machos possuem, no dorso, umas glândulas especiais cujas substâncias químicas produzidas induzem a fêmea a uma posição que favorece a cópula. Os ovos são reunidos numa espécie de cápsula, denominada ooteca que, mais tarde, é depositada num buraco feito na terra ou na madeira. Os juvenis têm o mesmo aspeto que as baratas adultas, mas não possuem asas.
A espécie Blatta orientalis é uma barata negra, que pode constituir uma praga doméstica. Como muitas outras espécies difundiram-se através dos barcos; a Blatella germânica é a barata alemã que constitui uma praga comum das casas, cozinhas e armazéns. As fêmeas produzem milhares de ovos; a Periplaneta americana é uma espécie americana que é utilizada em estudos laboratoriais devido à facilidade da sua reprodução e cultivo. Sendo uma espécie originária de África vive hoje em todo o mundo.
Como referenciar: barata in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-25 07:39:58]. Disponível na Internet: