Barbie

Boneca adulta, feita de plástico, inventada em finais dos anos cinquenta por Ruth Handler, umas das fundadoras da fábrica de brinquedos Mattel.

A ideia de uma boneca adulta (naquela altura as bonecas que existiam eram apenas representações de bebés) surgiu a Ruth quando viu a sua filha, de nome Bárbara, a brincar com bonecas de papel criando situações de um mundo mais adulto. Foi assim que em 1959 a Mattel lançou no mercado a boneca Barbie (nome que lhe foi atribuído em honra à filha de Ruth), uma adolescente elegante, de cabelos longos, ligada ao último grito da moda.
A Barbie tornou-se um reflexo, um testemunho, da evolução da moda e dos costumes. Transformou-se num espelho da evolução feminina ao longo de décadas. Desde o ar feminino e elaborado refletindo a moda de alta-costura de Paris dos princípios dos anos 60, passando pelo visual mais descontraído de roupas largas, cabelos soltos e maquilhagem carregada dos anos 70, até ao visual desportivo ou executivo que marcou os anos 80 e 90.

Com a evolução das novas tecnologias, foi lançado em 1996 o primeiro software, chamado Barbie Fashion Designer, e em 1998 a Barbie entrou na era digital com Barbie Photo Designer Digital Camera and CD-ROM. Um ano depois, Barbie comemora 40 anos e a Mattel lança um projeto intitulado Embaixadora de Sonhos cuja finalidade é representar o público feminino que acredita que a mulher pode ser o que quiser. Também em 1999, é lançada a Barbie com uma borboleta tatuada na barriga e com um piercing no nariz.

O êxito desta boneca é tão grande que existem adultos que colecionam os seus modelos. Tendo em vista a satisfação dos colecionadores, a Mattel lança modelos da Barbie especiais (como a representação de uma personagem de filmes famosos), de série limitada. No início de 2004, Barbie e o seu companheiro Ken, figura masculina entretanto criada à medida da boneca, "separam-se".
Como referenciar: Barbie in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-12 20:40:29]. Disponível na Internet: