Barcelona

Cidade de Espanha, capital da Comunidade Autónoma da Catalunha. Localiza-se a nordeste do país, a 150 km da fronteira com a França, e possui uma população de 1 541 100 habitantes (2004). É o maior porto mediterrânico de Espanha e um grande centro industrial, comercial e cultural.

Dados arqueológicos e fontes documentais apontam o século I d.C. como o da origem da cidade, altura em que Amílcar Barca (também conhecido por Barcino) terá formado, em redor do monte Tàber, uma pequena povoação batizada com o nome do seu fundador: Barcino.
Na cidade velha, podem ainda ver-se ruínas romanas, assim como igrejas góticas do século XIV, incluindo a catedral. É em Barcelona que se encontra a famosa igreja da Sagrada Família, do escultor e arquiteto Antoni Gaudí (1852-1926), que não ficou concluída à data da sua morte. Aqui, existem ainda outras construções deste artista plástico como é o caso do Palácio e Parque Guell, construídos, respetivamente, entre 1884 e 1887 e 1900 e 1914, a Casa Milá, concluída em 1910, a Casa Batlló, completamente renovada entre 1904 e 1906, e a Casa Calvet, erigida entre 1898 e 1900.

La Rambla, uma enorme avenida que atravessa a cidade e que se tornou um marco de Barcelona, o Bairro Gótico, com construções de diferentes épocas e estilos, a Fundação Juan Miró, o Museu Picasso e as praias de Barcelona são apenas alguns dos pontos turísticos incontornáveis desta cidade que, em 1992, acolheu os Jogos Olímpicos.

Em 2004, de 9 de maio a 26 de setembro, Barcelona acolheu milhares de pessoas no Fórum Universal de Culturas, uma iniciativa conjunta da Câmara de Barcelona, do Generalitat catalão (executivo) e do Governo espanhol, apoiada ainda pela UNESCO e inúmeras outras organizações e agências. Este evento, que pretende afirmar-se como um ponto convergente das diferentes culturas mundiais, incluiu debates, exposições, espetáculos e outras atividades de manifesta vertente cultural que decorreram em três lugares distintos: o Fórum (espetáculos de rua, circo, ópera, dança, marionetas, exposições e jogos), o Fórum Diálogos (um local, aberto ao público, para apresentação, reflexão e discussão de ideias) e o Fórum Na Cidade (Museus, Teatros, Auditórios e todo o tipo de espetáculos e atividades de rua).

Tendo como principal objetivo a discussão das grandes questões da humanidade - a diversidade cultural, o desenvolvimento sustentável e a paz no mundo - a organização deste acontecimento convidou oradores e artistas de todo o mundo, como, por exemplo, Adolfo Pérez Esquível, José Saramago, Jacques Delors, Simone Veil e Boutros Boutros-Ghali; os La Fura dels Baus, a companhia de teatro francesa Plasticien Volant, os Les Arts Sauts, Sting, Keith Jarrett, Alejandro Sanz, Cesária Évora e Mariza, entre tantos outros.

Vários edifícios históricos de Barcelona foram já classificados como Património da Humanidade pela UNESCO, alguns em 1984 (Parque e Palácio de Guëll e Casa Milá) e outros em 1997 (Palau de la Música Catalana e Hospital de Sant Pau).
Como referenciar: Barcelona in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-13 21:31:58]. Disponível na Internet: