basebol

O basebol é um desporto coletivo de raízes anglo-saxónicas, bastante popular, sobretudo, nos Estados Unidos da América. Começou a ser jogado nos EUA durante o século XIX e evoluiu para o profissionalismo no início do século XX.
A popularidade dos clubes de basebol amador que existiram entre 1845 e 1865 levou à fundação do primeiro clube profissional da modalidade, os Cincinnati Red Stockings. O sucesso dos Cincinnati incentivou a criação da primeira liga profissional de basebol na América, a Associação Nacional de Jogadores de Basebol, em 1871. Apesar de não ter tido grande sucesso, esta liga aumentou a popularidade da modalidade. Em 1876, em Louisville, foi criada uma nova associação, a Liga Nacional dos Clubes Profissionais de Basebol. Em 1900 surgiu a American League e o campeão do mundo passou a ser decidido após uma final entre os vencedores daquelas duas ligas - a National League e a American League - lançando definitivamente o sucesso do basebol nos Estados Unidos.
Atualmente, nos EUA o basebol é a modalidade com mais praticantes e os jogos da Liga Profissional, a NBL, têm as mais altas audiências televisivas do país.
No resto do mundo, o basebol é ainda uma modalidade pouco divulgada, que tem registado maior crescimento desde a década de 1990.
Como referenciar: basebol in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-19 04:51:36]. Disponível na Internet: