Basil Bernard Bernstein

Sociólogo britânico, figura influente da Sociologia da Educação, nasceu em 1925, na Grã-Bretanha. Professor no Institute of Education da Universidade de Londres desde 1967, desenvolveu o seu trabalho no Institute's Sociological Resarch Unit, de que foi diretor.
Tornou-se conhecido pelo seu trabalho pioneiro acerca da aquisição e uso da linguagem por crianças de diferentes classes sociais. O estudo indicava que dois códigos linguísticos diferentes eram apreendidos conforme as crianças eram oriundas da classe média ou da classe trabalhadora. Esta teoria, que reflete claramente a diferente socialização das várias classes sociais, foi utilizada por vários estudiosos em muitos outros países. A partir dos anos 70, Bernstein alargou o estudo à análise dos currículos das instituições de ensino, chegando a conclusões semelhantes. Mais tarde tentou providenciar uma teoria geral das ligações entre relações de classe, distribuição do poder e códigos de comunicação. Faleceu em 2000.
Obras Principais: Class, Codes and Control, recolha de artigos, 3 vols. (1971-75)
Como referenciar: Basil Bernard Bernstein in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 08:45:34]. Disponível na Internet: