Batalha de Abukir

Também chamada Batalha do Nilo. Abukir (ou Abu Qir) é uma baía no Norte do Egito, na embocadura do Nilo, entre Roseta e Alexandria. Nos dias 1 e 2 de agosto de 1798 travou-se aqui um combate naval entre navios da França e da Inglaterra. Uma esquadra francesa composta por 17 navios, comandada pelo vice-almirante François Paul Brueys d'Aigailliers, partiu de Toulon com o exército napoleónico organizado para conquistar o Egito. Esta ação representava a primeira parte de um plano traçado por Napoleão, tendo em vista o ataque às forças inglesas na Índia. A marinha britânica, informada das intenções do inimigo, procurou contrariar as suas intenções. À frente de uma armada composta por 14 navios, o contra-almirante Horatio Nelson entrou na baía ao anoitecer e surpreendeu os navios de Brueys ancorados próximo de terra; apesar de rápida reação gaulesa, o elemento surpresa revelou-se fundamental. Depois de uma batalha que durou a noite inteira, os franceses foram obrigados a admitir a derrota; treze dos seus navios foram apresados ou destruídos.
Esta vitória de Nelson teve um outro significado: com ela, Napoleão viu cortadas as suas linhas de comunicação com a França e, por essa razão, terá sido forçado a desistir da campanha no Médio Oriente. Por seu turno, os ingleses conseguiram controlar todo o Mediterrâneo e, com isso, convencer várias potências europeias a integrar uma aliança (1799) contra a França.
Como referenciar: Batalha de Abukir in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-15 08:41:54]. Disponível na Internet: