Batalha de Dien Bien Phu (1954)

Dien Bien Phu situa-se estrategicamente numa posição elevada sobre a bacia do alto de Tonquim, no Norte do Vietname. Em novembro de 1953, durante a guerra da Indochina, foi ocupado por milhares de paraquedistas franceses. Devido às condições geográficas do local, os franceses acreditavam ser impossível que o Vietminh não só os detetasse como cercasse e atacasse com êxito.
Mas, ao contrário do que os franceses pensavam, o Vietminh levantou um campo entrincheirado com cinco divisões equipadas com artilharia pesada. O general vietnamita Ngô Nguyen Giap (n.1912, An Xa; m. 1976) conseguiu construir cerca de 300 quilómetros de estrada, de Dien Bien Phu até à fronteira da China, mobilizando para tal cerca de 75 mil coolies (trabalhadores locais). Todo o reabastecimento a partir da China era feito por bicicleta.
No dia 13 de março de 1954 os vietnamitas fizeram o primeiro ataque ao campo entrincheirado francês. Dien Bien Phu foi rapidamente submergida por forças vietnamitas em número quatro vezes superior aos franceses. O comandante francês, De Castries, foi feito prisioneiro, para além de se terem registado pesadas baixas entre as tropas gaulesas acantonadas em Dien Bien Phu.
A queda de Dien Bien Phu viria a causar efeitos traumáticos na opinião pública francesa, ditando o adeus da França às suas pretensões na Indochina e a mais estrondosa derrota obtida pelos franceses depois da Segunda Guerra Mundial.
Como referenciar: Porto Editora – Batalha de Dien Bien Phu (1954) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-18 17:11:46]. Disponível em