Batalha de Mantzikert

Alp Arslam (1029-1072),o segundo sultão seldjúcida, que sucedeu ao seu tio Togrul, o fundador desta dinastia turca, dominou a Geórgia e as Arménias.
A batalha de Manzinkert representou uma esmagadora vitória sobre o imperador romeno de Constantinopla Diógenes. Alp Arslam cobriu-se de glória aprisionando o imperador na sequência desse confronto.
O Império Seldjúcida expandira-se para a Síria, a Palestina e a Anatólia; Arslam era o herdeiro do grande Togrul; a sua vitória sobre os bizantinos na Batalha de Manzinkert alarmou toda a cristandade e a agressividade seljúcida foi a maior razão para o lançamento do movimento das cruzadas e diretamente do surgimento da primeira.
A vitória de Mantzikert, em 1071, abriu-lhe o caminho para outras conquistas, como a do Turquestão. Contudo, não chegou a concluir esta tarefa: foi morto pelo governador de Berzem, que tinha acabado de condenar à morte.
Como referenciar: Porto Editora – Batalha de Mantzikert na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-08 19:47:33]. Disponível em