bateria (eletricidade)

Uma bateria é uma associação de várias pilhas, acumuladores ou condensadores ligados entre si, com a função de converter energia química em energia elétrica.
Utilizam-se para permitir o funcionamento autónomo de aparelhos móveis como, por exemplo, automáveis, telemóveis, computadores portáteis, entre outros.
A bateria converte energia química em energia elétrica e pode ser classificada como irreversível, tomando a designação de pilha primária ou simplesmente pilha, ou classificada como não reversível, recebendo o nome de pilha secundária ou acumulador. As baterias dos automóveis são recarregáveis. Estas são constituídas por elétrodos de chumbo e óxido de chumbo, mergulhadas numa solução aquosa de ácido sulfúrico (eletrólito) e foram inventadas em 1859 pelo físico francês Gaston Planté.
A bateria de um automóvel comum é constituída por seis pilhas secundárias associadas em série, originando uma força eletromotriz (f.e.m.) de 12 volts.
A capacidade de uma bateria é normalmente expressa em ampere-hora, que traduz a possibilidade de fornecer um ampere durante uma hora, ou o equivalente.
Se os elementos de uma bateria se encontram associados em série, a diferença de potencial resultante aumenta. Se estes se encontram ligados em paralelo, aumenta a intensidade de corrente disponível.
Existe ainda outro tipo de bateria, designada por bateria nuclear, que não é mais do que um dispositivo que produz energia elétrica a partir da energia contida num elemento radioativo, geralmente o estrôncio 90. No caso de ser necessário grandes quantidades de energia utiliza-se o cobalto 60.
Nas baterias nucleares diretas a energia elétrica provém diretamente da radiação e desintegração.
Nas baterias nucleares indiretas a energia térmica ou radiante é transferida para uns dispositivos especiais denominados termoelementos, normalmente sistemas à base de germânio-lítio.
Os satélites artificiais, as boias de sinalização e os pace-maker são exemplos de aparelhos constituídos por baterias nucleares.
Como referenciar: bateria (eletricidade) in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-19 12:48:28]. Disponível na Internet: