bauxite

A bauxite consiste no principal minério de alumínio, constituído por uma mistura de óxidos de alumínio hidratado e alterite aluminosa.
A sua denominação provém da cidade francesa de Les Baux.
Possui uma composição indeterminada, cristalização indefinida, de cor branca, cinzenta, entre outras. É um material amorfo do tipo barro formado pelo desgaste de rochas de sílica em condições tropicais. Os principias produtores são a Austrália, a Guiné, a Jamaica, o Brasil e o Suriname.
As suas propriedades físicas não são definidas e, por isso, a bauxite não constitui uma espécie mineral no sentido corrente do termo. Mais rigorosamente, a bauxite pode ser definida como uma rocha, uma vez que inclui, frequentemente, gibbsite, diásporo e outros minerais, podendo ser qualquer um deles a espécie mineral dominante.
Existe uma variedade de bauxite amorfa que tem a designação de cliaquite.
A bauxite é usada como importante fonte de alumínio, metal que pela sua baixa densidade, pequena resistência elétrica e grande facilidade de fundição apresenta inúmeras aplicações e elevado valor comercial.

Como referenciar: bauxite in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-27 13:57:33]. Disponível na Internet: