BBC

As primeiras emissões experimentais de rádio britânica decorreram pouco tempo após a Primeira Guerra Mundial. Em 1922 foi criada a estação privada British Broadcasting Company, que seria encerrada para dar lugar, em dezembro de 1927, à British Broadcasting Corporation, financiada através de dinheiros públicos e operando numa situação de monopólio. Logo nos anos 30 tiveram início as emissões radiofónicas para o estrangeiro. Para abranger uma audiência diversificada, a BBC fez já emissões radiofónicas regulares em 38 línguas.
O serviço de televisão teve início em 1936. Foi interrompido durante a Segunda Guerra Mundial, sendo retomado em 1946. Nos anos 50, o monopólio da BBC começou a ser contestado. Em 1954, o Governo autorizou a criação de um canal de televisão privado, a que se viriam a suceder outros. A BBC, em 1967, foi a primeira estação europeia a introduzir a televisão a cores. Em 1991 foram inauguradas as emissões televisivas para outros países.
A BBC é uma instituição que goza de largo prestígio internacional, tanto no domínio da rádio como no da televisão, e uma das grandes referências na área da informação. Consegue assumir a sua missão de cumprir o serviço público sem sacrificar a qualidade. As suas produções, quer as séries de entretenimento e históricas, quer os documentários, são de reconhecida qualidade.
Como referenciar: BBC in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-20 18:00:05]. Disponível na Internet: