Beck

Cantor norte-americano, Beck Hansen nasceu em 1970, em Los Angeles. Filho de David Campbell (músico) e Bibbe Hansen (figura proeminente da Warhol Factory), despertou cedo para a música. Das influências musicais da música tradicional americana (folk, blues, country) transmitidas pelo pai, Beck partiu para o hip-hop.
O seu primeiro trabalho, Loser (1993), era um hino para os eternamente inseguros. O single homónimo foi considerado um dos grandes temas dos finais do século XX, dada a inovação do estilo musical. Mas a inovação não fica por aqui: assina com a editora Geffen um acordo inédito, que lhe dá a possibilidade de editar trabalhos experimentais por editoras mais pequenas.
Beck é considerado por muitos um dos poucos génios musicais. Sempre um passo à frente das novas tendências (muitas vezes ele próprio cria uma nova tendência), com letras humorísticas e ao mesmo tempo fortes e oblíquas ao estilo Bob Dylan, Beck escreve e arranja ao estilo pop de Prince e dança e atua ao vivo na linha de James Brown. O resultado é um pop alternativo difícil de catalogar.

Como referenciar: Beck in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-07 19:25:41]. Disponível na Internet: