Artigos de apoio

Bento XII
Papa francês, nascido em Saverdun (Toulouse), por volta do ano 1284, Jacques Fournier provinha de uma família humilde. Foi confiado ao seu tio, abade do mosteiro cisterciense de Fontfroide (Narbonne), desde tenra idade, tendo-se tornado monge da mesma ordem. Foi também abade de Fontfroide, desde 1317 bispo de Pamiers, em 1326 de Mirepoix e um ano depois cardeal de Santa Prisca. Ensinou Teologia na Universidade de Paris.
Principal conselheiro de teologia do seu antecessor, João XXII, estava igualmente a par dos procedimentos da Inquisição, pertencendo ao seu corpo diretivo. Exerceu o múnus pontifício entre 20 de dezembro de 1334 e 25 de abril de 1342.
No ano seguinte à sua consagração, iniciaram-se as obras do novo palácio pontifical que mandou erigir em Avinhão e para o qual mandou trasladar os arquivos da cúria. De facto, a guerra pelo poder entre as famílias romanas Orsini e Colonna tornavam impossível qualquer retorno a esta cidade.
Bento XII tomou medidas para acabar com os favoritismos que se tinham verificado nas nomeações para cargos religiosos na corte papal e reformou as ordens religiosas por meio das bulas Pastor bonus, Fulgens sicut stella (ambas de 1335), Summi magistri e Redemptor noster (as duas emitidas em 1336).
De igual modo, fez com que as finanças relativas à Santa Sé tomassem um rumo mais favorável e dividiu a cúria em duas partes, tendo também reorganizado a Sacra Penitenciária Apostólica e criado (em 1338, por meio da bula In agro dominico) a Rota, ou tribunal de isenções, dispensas e indulgências.
O documento Fidem catolicam, elaborado pela Dieta de Frankfurt com a ajuda franciscana, dizia que o papa não tinha qualquer autoridade para legitimar o poder do imperador, sendo que estes recebem o direito de soberania diretamente de Deus. Deste modo, Luís da Baviera, que ao tentar a reconciliação com a Santa Sé lhe tinha sido imposta a paz com os seus adversários políticos Roberto de Anjou e Filipe VI (algo que ele não aceitou), viu a sua posição consolidada.
Como referenciar: Bento XII in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-11-23 16:32:30]. Disponível na Internet: