Artigos de apoio

Bento XIII

Papa italiano, nascido a 2 de fevereiro de 1650, perto de Bari (em Gravina de Puglia), Pedro Francisco Orsini era filho do duque Filipe de Orsini e sucedeu o pai no ducado. Integrou o convento dominicano de Santa Sabina, em Roma, estudou Filosofia e Teologia, em Bolonha e Nápoles, e em 1671 ordenou-se. Dois anos depois tornou-se cardeal, em 1673 prefeito da Congregação do Concílio, bispo de Manfredonia em 1675, de Cesena passados cinco anos e no ano de 1686 foi encarregue da diocese de Benevento.
Após a sua consagração, a 4 de junho de 1724, tornou o secretário Nicolau Coscia seu principal conselheiro e outorgou-lhe um elevado posto na cúria, tornando-o cardeal, o que se verificou ter sido uma medida extremamente prejudicial dada a ambição e mau carácter de Coscia.
Foi restituído o condado de Comacchio à Santa Sede, em 1725, mas o imperador conseguiu o extraordinário privilégio de tomar todas as decisões de foro eclesiástico (excetuando as mais importantes) relativas ao reino da Sicília, estatuto conhecido como monarchia sicula. Assinou igualmente uma concordata com o rei da sardenha, Vítor Amadeu II de Saboia, que concedia ao monarca o direito de apresentação de todas as abadias, priorados, igrejas e catedrais do Piemonte e da Sardenha, tendo talvez em vista a colmatação dos postos vagantes. Todos os esforços foram empregues para a digna comemoração do jubileu de 1725, tendo-se construído a escalinata que liga a igreja da Trinità dei Monti à Praça de Espanha e efetuado um Concílio em São João de Latrão, onde se propôs um modelo de reforma da Igreja.
Foram canonizados neste pontificado São Luís Gonzaga, São Toríbio de Mogrovejo e São Estanislau de Kostka.
Bento XIII, que tanto protegeu as ordens religiosas e os seminários, morreu vítima de febre repentina e o seu corpo foi sepultado na igreja de Santa Maria sopra Minerva.

Como referenciar: Bento XIII in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-09-20 14:26:28]. Disponível na Internet: