bicicleta de montanha

Modalidade de ciclismo que consiste em percorrer caminhos e estradas de montanha. As bicicletas utilizadas destacam-se pela sua robustez e versatilidade sendo frequentemente designadas por B.T.T. (Bicicleta Todo o Terreno). A sua prática teve o seu início há cerca de 20 anos, nas regiões montanhosos do Estado da California (Estados Unidos). No entanto a sua origem remonta ao ano de 1933, quando Ignaz Schwinn construiu uma bicicleta a que deu o nome de Schwinn Excelsior. Durante a década de 70, quando proliferavam a bicicletas BMX (bicicletas de Cross utilizadas pelos adolescentes) e se organizavam provas de descida, foram redescobertas as Schwinn Excelsior. Estas bicicletas demonstraram possuir a características ideais para a realização de percursos em terrenos acidentados e, rapidamente, evoluíram, mantendo as suas características de base: pneus grossos, sistema de mudanças mais complexo e quadros robustos (estrutura metálica da bicicleta).
Gary Fisher modificou a sua Schwinn desenvolvendo um sistema de mudanças que permitisse utilizar a bicicleta em subidas íngremes e não só nas descidas abruptas e acidentadas.
Joe Breeze descobriu que o segredo do quadro das antigas Schwinn não era a espessura do tubos que o formavam, mas sim a sua geometria. Estes praticantes e impulsinadores juntamente com outros, como Charlie Cunnigham, Tom Richey, Mike Sinyard e Tim Neenan, que criaram um dos modelos mais famosos (Stumpjumper), dinamizaram a prática desta modalidade criando as primeiras competições nos Estados Unidos.
Graças a uma rápida expansão, hoje em dia são realizadas competições por todo mundo tendo como base os regulamentos vigentes na U.C.I. (União Ciclista Internacional).
Em Portugal, como em todo mundo, pode-se praticar a B.T.T. (como é vulgarmente conhecida) de duas formas, em passeio, ou entrando em competições. Relativamente às competições, existem três provas, cada uma com características próprias e com os seus especialistas: Cross Country, Down Hill e Raide Maratona.
Como muitas outras atividades de ar livre, exige que o praticante se rodeie de uma série de apetrechos (capacete, cantil e calções almofadados) para tornar a prática mais gratificante, segura e eficaz.
Como referenciar: bicicleta de montanha in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-22 03:05:53]. Disponível na Internet: