Bilbau

Cidade capital da província espanhola de Vizcaya, Bilbau - ou Bilbao, como é designada originariamente - localiza-se próximo do golfo com o mesmo nome. É uma das mais importantes da Comunidade Autónoma do País Basco espanhol. Corresponde a um destacado centro comercial e industrial, com grande peso na economia do país. Possui cerca de 339 100 habitantes (2004) e a sua área metropolitana compreende o núcleo urbano e o aglomerado que se estende por 14 quilómetros ao longo do rio Nervión.
A cidade é composta pela parte velha, situada na margem direita do rio, e pela parte moderna, recente, de finais do século XIX. Os dois setores contactam entre si através de diversas pontes.
Bilbau possui vários monumentos interessantes, entre os quais a Igreja de Santiago, construída em estilo gótico no século XIV, e o edifício do Ayuntamiento. Os museus são variados, mas de uma forma geral reúnem coleções relacionadas com descobertas arqueológicas e com os vascos, e ainda obras de arte contemporâneas. O mais emblemático é o Museu Guggenheim, que encerra as obras dos artistas mais vanguardistas do século XX. O seu edifício destaca-se pela forma de barco ou de grande flor e pelo seu revestimento exterior em titânio.
O facto de esta cidade se localizar numa importante região de extração mineira de ferro permitiu o desenvolvimento da indústria do ferro, do aço, da maquinaria e ainda da cimenteira, da química, do papel, da têxtil e da alimentar. Possui a frota mercante mais importante de Espanha, exportando mineral de ferro, cereais e vinho.
Como referenciar: Bilbau in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-20 22:47:10]. Disponível na Internet: