bilhar

A história dos bilhares é longa e rica, remontando as suas origens ao século XV. Jogado por reis, homens e mulheres, o jogo evoluiu de algo semelhante ao croquet, famoso no século XV no norte da Europa e, provavelmente, em França. O bilhar era jogado dentro de casa, tendo por base uma mesa de madeira coberta com um tecido verde a simular relva e com delimitadores nas bordas.
No início, este jogo era praticado com apenas duas bolas, numa mesa com seis buracos. Jogado por reis e outros membros da nobreza, o bilhar tornou-se conhecido, desde 1800, como o "Nobre Jogo do Bilhar". Depois desta data, o equipamento evoluiu muito rapidamente, especialmente em Inglaterra, em parte devido à Revolução Industrial. Em 1850, as mesas de bilhar tinham já formas muito semelhantes às atuais.
O jogo de bilhar mais praticado na Grã-Bretanha, desde 1770 até à década de 1920, era o "English Billiards" jogado com três bolas numa grande mesa retangular com seis buracos. A tradição e características deste jogo são mantidas atualmente, no denominado snooker.
A Confederação Mundial dos Desportos de Bilhar entregou em 1992, pela primeira vez na sua história, uma petição ao Comité Olímpico Internacional, com o intuito de ver reconhecido, oficialmente, o desporto que representa.
Como referenciar: bilhar in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-20 01:21:19]. Disponível na Internet: