Bill Gates

Presidente da Microsoft Corporation, empresa líder no desenvolvimento e fornecimento de software para computadores pessoais, William H. Gates III nasceu a 28 de outubro de 1955, em Seattle, tendo lá vivido durante toda a sua infância. O seu pai, William H. Gates II, é advogado em Seattle e Mary Gates, a sua falecida mãe, era professora, reitora da Universidade de Washington e presidente da United Way International.
Bill Gates começou a sua carreira como programador aos 13 anos, numa escola privada, Lakeside School, no Norte de Seattle. Em 1973, enquanto frequentava a universidade de Harvard, Bill Gates desenvolveu a versão de linguagem de programação BASIC para o primeiro microcomputador - o MITS Altair. Em 1975, Gates e o seu amigo de infância, Paul Allen, abandonaram a universidade e dedicaram-se a tempo inteiro à Microsoft, criando software para computadores pessoais.
Atualmente, Gates encontra-se envolvido na direção e na tomada de decisões estratégicas na Microsoft, desempenhando um papel de relevo no desenvolvimento técnico de novos produtos. Para Gates, o objetivo da Microsoft é criar novas tecnologias de software para tornar mais fácil, mais rentável e mais agradável o uso dos computadores.
Em 1995, Gates escreveu o livro Rumo ao Futuro (The Road Ahead), a sua visão de como a informação tecnológica tomará conta da sociedade. Este livro manteve-se como número um na lista dos mais vendidos no New York Times, durante 7 semanas. Os resultados das vendas do livro são doados a um fundo não-lucrativo que apoia professores que incorporam computadores nas suas salas de aulas.
Bill Gates investiu nos telefones celulares da Teledesic, acompanhando o pioneiro Craig McCaw. Estabeleceu, em 1994, ano em que casou com Melinda French, a William H. Gates Foundation,que apoia uma variedade de iniciativas de particular interesse para Gates e para a sua família. Desde então, a filantropia passou a ser um papel de relevo na consciência social de Gates. A Bill and Melinda Gates Foundation doou mais de 3.2 mil milhões de dólares a organizações de auxílio humanitário e investigação médica à escala mundial, 2 mil milhões de dólares para melhorar a qualidade de ensino e proporcionar novas oportunidades de aprendizagem.
Em fevereiro de 2006, em Lisboa, discursou numa conferência promovida pelo Governo sobre o tema: "Portugal: desafios da modernização administrativa" e no terceiro Government Leaders Forum Europe da Microsoft (Fórum de Líderes Governamentais). Lecionou ainda uma aula sobre "Os Computadores e a Internet do Futuro" a políticos e alunos, no Pavilhão Atlântico. Nesta visita, Bill Gates foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
Como referenciar: Bill Gates in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-07 19:55:08]. Disponível na Internet: