Bill Watterson

Autor de banda desenhada, cartunista e pintor, William B. Watterson II, mais conhecido por Bill Watterson, nasceu a 5 de julho de 1958, em Washington DC (Estados Unidos da América), cidade onde viveu até aos seis anos. Passou a restante infância em Chagrin Falls, no Estado de Ohio, tendo-se licenciado em Ciência Política no Kenyon College de Gambier, Ohio, em 1980, onde publicou diversos Cartoons políticos durante os quatro anos em que aí estudou.
Antes de se dedicar à banda desenhada (BD) foi cartunista no Cincinnati Post por efémero período, tendo vivido no Estado de Arizona, antes de se instalar novamente no Ohio.
Depois de se questionar acerca da continuação do seu trabalho ao nível do Cartoon político, optou pela banda desenhada, uma paixão de infância, tendo apresentado durante cinco anos diversos projetos às cinco maiores agências de distribuição de BD dos EUA, sendo todos rejeitados. No entanto, num dos projetos que apresentou surgiam, com um papel secundário, um menino e o seu tigre de peluche, tendo os interlocutores da agência United Features sugerido que essas duas personagens tinham muito potencial. Deste modo Watterson apresentou uma nova série centrada nessas duas personagens, por ironia novamente rejeitada pela United Features mas aceite pela Universal Press Syndicate. A série Calvin & Hobbes foi publicada pela primeira vez a 18 de novembro de 1985 nas tiras diárias, a preto e branco, de 35 jornais. Bill Watterson contava então com 27 anos.
Em poucos anos as tiras diárias e as páginas dominicais (a cores) surgiram em várias centenas de jornais de diferentes países, tendo as compilações desse material sido editadas pela Andrews McMeel Publishing a partir de 1987, também com enorme sucesso, tanto nos EUA como na Europa.
Bill Watterson foi o mais novo laureado com o Reuben Award Para Cartunista do Ano pela National Cartoonist Society, em 1986, distinção que voltaria a obter em 1988, tendo ainda sido nomeado para o mesmo prémio em 1992.
No início dos anos 90 conseguiu impedir o licenciamento de Calvin & Hobbes para produtos derivados, considerando que qualquer utilização da série que não seja nas páginas de jornais ou de álbuns desvirtua por completo o espírito da BD.
Bill Watterson impôs-se também pela dignificação do espaço atribuído à BD nas páginas dominicais dos jornais, cada vez mais pequenas, obtendo maior liberdade criativa quando conseguiu deixar de respeitar o formato fixo de três tiras horizontais dos primeiros anos da série.
Constatando que lhe seria extraordinariamente difícil manter o mesmo padrão de qualidade, a mesma dinâmica e trabalhar ao mesmo ritmo, o autor decidiu retirar-se no auge da fama, aos 37 anos, perante a desolação de leitores e editores. A última tira diária de Calvin & Hobbes foi publicada a 25 de novembro de 1995 e a última página dominical surgiu a 31 de dezembro de 1995, em 2400 jornais de todo o Mundo.
Pela leitura dos livros anotados por si, é fácil reparar que o grau de exigência para consigo mesmo é muito elevado e que Bill Watterson é um profundo conhecedor da banda desenhada, tendo escrito alguns artigos para CARTOONIST PROfiles e The Comics Journal. Por isso não teve problemas em comentar em alguns livros as suas opções e criticar o seu trabalho, em particular em The Calvin and Hobbes Tenth Anniversary Book (Parabéns, Calvin & Hobbes), numa relação muito especial que sempre foi tendo com os seus leitores, uma vez que não concede entrevistas (são conhecidas apenas duas, de 1986 e de 1989), quase não se lhe conhecem fotografias, não se sabe exatamente onde reside e não marca presença em exposições ou certames de BD. A sua última aparição pública data de 1990, quando se apresentou no "seu" Kenyon College.
Na BD aprecia particularmente os "clássicos" Krazy Kat, de George Herriman, Pogo, de Walt Kelly e The Peanuts, de Charles Schulz, série marcantes que influenciaram decisivamente o seu trabalho.
Depois de se retirar em finais de 1995, dedicou-se com o seu pai à pintura de paisagens nos montes do Ohio, onde vive com a esposa Melissa.
Em 2001 realizou-se uma exposição de originais de páginas dominicais, que esteve patente na Biblioteca de Investigação da BD da Universidade Estadual do Ohio (EUA), entre 10 de setembro de 2001 e 16 de janeiro de 2002, da qual se editou Calvin and Hobbes: Sunday Pages 1985-1995 (Calvin & Hobbes - Páginas de Domingo - Catálogo de Uma Exposição), segundo seleção e comentários de Bill Watterson.
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