Bing Crosby

Cantor e ator norte-americano nascido em 2 de maio de 1903, em Washington, e falecido em 14 de outubro de 1977, em Madrid. De seu verdadeiro nome Harry Lillis Crosby, ainda frequentou o curso de Direito na Universidade de Gonzaga, mas desistiria a meio para ser cantor numa banda jazz chamada The Rhythm Boys. A banda fez algum sucesso, a ponto de Crosby ter sido convidado para interpretar um pequeno papel no filme The King of Jazz (O Rei do Jazz, 1930). Continuou na senda artística, alcançando enorme êxito a nível radiofónico, muito devido à sua voz melodiosa. O produtor Mack Sennett convidou-o, então, para protagonizar uma série de musicais como Going Hollywood (Vamos Para Hollywood, 1933), Waikiki Wedding (Hawai, Paraíso dos Meus Sonhos, 1937) e The Star Maker (O Criador de Estrelas, 1939). Em 1940, juntou-se a Bob Hope, para filmar uma série de sete comédias musicais iniciadas com Road to Singapore (A Caminho de Singapura, 1940). Em 1944, o realizador Leo McCarey apresentou a Bing Crosby um projeto insólito: que interpretasse um padre num filme destinado a levantar a moral dos americanos em plena II Grande Guerra. O resultado foi Going My Way (O Bom Pastor, 1944) e a popularidade da sua personagem, o Padre Chuck O'Malley, fê-lo vencer o Óscar para Melhor Ator. Repetiu a personagem em The Bells of Saint Mary (Os Sinos de Santa Maria, 1945), desta vez ao lado de Ingrid Bergman, e foi agraciado com nova nomeação para Óscar. Em 1952, profundamente abalado pela morte da mulher, tomou a decisão de se afastar do meio artístico. A sua retirada durou até 1954, ano em que surpreendeu todos os cinéfilos ao aparecer num registo dramático, interpretando Frank Elgin, um cantor alcoólico em The Country Girl (Para Sempre, 1954), ao lado de Grace Kelly e de William Holden. A sua prestação foi recompensada com mais uma nomeação para o Óscar de Melhor Ator. Em finais da década de 50, era o entertainer mais bem pago de Hollywood, muito devido também ao êxito de duas canções por si interpretadas que ficariam para sempre ligadas à quadra natalícia: White Christmas e Silent Night . A partir de 1964, dedicou-se mais à televisão, chegando a ter um programa musical com o seu nome. Nos últimos anos da sua vida, fez diversas digressões musicais e participou em diversos torneios de golfe de beneficência. Foi durante um deles, em Espanha, que teve o enfarte de miocárdio fatal.

A sua forma de estar em palco e de cantar influenciaram duas gerações de cantores pop e fizeram dele o entertainer mais popular da sua época.
Como referenciar: Bing Crosby in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-16 03:34:02]. Disponível na Internet: