biodiesel

O biodiesel consiste num combustível obtido a partir de óleos vegetais principalmente de girassol, colza e amendoim, constituindo uma energia renovável e portanto uma alternativa aos combustíveis tradicionais, como o gasóleo, que não são renováveis.
As principais vantagens do uso do biodiesel são a redução de determinadas emissões poluentes; a promoção do desenvolvimento da agricultura nas zonas rurais mais desfavorecidas, criando emprego e evitando a desertificação; a redução da dependência energética do nosso país e a redução das emissões de dióxido de carbono.
O biodiesel pode ser utilizado em motores diesel, misturado com o gasóleo (geralmente, na proporção de 5% a 30%) ou puro.
A principal desvantagem consiste no facto de que apesar de ser um combustível renovável, a sua capacidade de produção é limitada pois depende das áreas agrícolas disponíveis (que terão, também, de ser usadas para fins alimentares).
O preço do biodiesel é ainda elevado mas as novas tecnologias permitirão reduzir os custos da sua produção.
Como referenciar: Porto Editora – biodiesel na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-25 07:31:17]. Disponível em