Bluetooth

Bluetooth é o nome genérico atribuído à tecnologia que tem como base a conectividade sem fios entre diferentes dispositivos. Os dispositivos capazes de incorporar esta tecnologia são designados dispositivos Bluetooth.
O Bluetooth SIG (Special Interest Group) é um grupo composto por líderes das principais indústrias de computação e telecomunicações. O SIG tem como objetivo principal desenvolver a tecnologia Bluetooth e colocá-la no mercado. Entre os promotores do Bluetooth SIG destacam-se alguns nomes como 3COM, IBM, INTEL, Microsoft, Agere, Lucent Tecnologies, Ericsson, Motorola, Nokia e Toshiba.
A tecnologia Bluetooth vem eliminar a necessidade da utilização de cabos para conectar diversos dispositivos. Por exemplo, para se transferir imagens de uma máquina fotográfica digital para um PC é necessário um cabo específico para os ligar entre si. As configurações deste cabos diferem de fabricante para fabricante e, por vezes, de modelo para modelo dentro do mesmo fabricante. A filosofia Bluetooth é permitir que todos os dispositivos possam comunicar entre si sem recorrer a qualquer ligação por cabo, evitando assim os constrangimentos causados por diferentes especificações de ligações físicas.
As conexões sem fios são realizadas através da emissão e receção de frequências de rádio. Os dispositivos de rádio operam no espetro de 2,4 GHz da banda ISM (Industrial, Scientific and Medical), que está disponível globalmente. O rádio Bluetooth está concebido para funcionar mesmo em ambientes com várias interferências de ondas rádio, ou seja, em ambientes de ruído, e para fornecer ligações rápidas, robustas e seguras entre os dispositivos.
A especificação Bluetooth contém informação que garante a comunicação e a interoperabilidade entre diferentes dispositivos, tais como computadores, telemóveis, máquinas fotográficas digitais, câmaras de vídeo digitais, leitores de áudio digital, teclados, ratos, scanners, impressoras, PDAs, etc.
Apesar de todas as suas vantagens, esta tecnologia tem o inconveniente de ser limitada a um curto raio de ação, 10 metros em modo normal.
Com o advento da nova geração da telefonia celular (3G - terceira geração), a Bluetooth vê as suas fronteiras expandirem-se ilimitadamente. A tecnologia 3G, globalmente conhecida como IMT 2000 e na Europa como UMTS (Universal Mobile Telephone System), está desenvolvida por forma a permitir a transmissão de pacotes de dados. Aliada à 3G, a Bluetooth vai permitir uma nova gama de serviços, como o controlo de eletrodomésticos remotamente. Por exemplo, um indivíduo poderá ligar o aquecimento de sua casa, ligar o forno para aquecer o jantar, ligar o vídeo para gravar um programa de TV, etc., bastando que para isso esses equipamentos estejam munidos da tecnologia Bluetooth e que na sua residência exista uma Bluetooth Home Base Station (Central Bluetooth) que funciona em conjunto com a tecnologia 3G.
A Bluetooth está programada para ser um padrão de comunicações de grande flexibilidade, funcionalidade e baixo custo, e será incorporada em muitos dispositivos modernos.
Como referenciar: Porto Editora – Bluetooth na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-24 20:50:19]. Disponível em